SOLUÇÕES PARA OS INEVITÁVEIS DESGASTES CONJUGAIS E FAMILIARES
Entendemos perfeitamente que são muitos os desafios que os casais enfrentam no transcorrer da vida. Doenças, nascimento e educação dos filhos, sustento financeiro, envelhecimento, e tantas outras coisas que vão acontecendo naturalmente, e nem sempre nos damos conta que o tempo passa velozmente. Assim como as antigas construções apresentam suas “rachaduras” e desgastes naturais pela ação do tempo, também no casamento surgem “trincaduras” e muitas outras deficiências que provam a necessidade de uma boa reforma. Eis algumas coisas que podem causar sérios problemas no relacionamento conjugal e familiar:
Raízes de amargura.
O coração humano é terra boa, tanto para semear as boas sementes como as más. Incontáveis são aqueles que levam uma vida infeliz. Pessoas que não têm alegria em viver, revoltadas, amarguradas, estressadas, frustradas e complexadas .Elas vivem Privadas da graça de Deus pois não o glorificam como convém,nenhuma adoração será verdadeira se existir ódio no coração.
Murmurar a todo instante e ter um coração maldoso são atitudes desastrosas que só servem para aumentar a infelicidade. Agindo assim, o ser humano permite que a semeadura das sementes do mal se instalem em seus corações, germinem, nasçam e cresçam. (Hb.12:15).E desta maneira os casamentos vão sucumbindo,a família se desestruturando e a prática do erro se tornando comum. Muitos males são evitados quando o casal e mesmo a família se dão á pratica do diálogo. É dialogando que as pessoas se entendem. Usando a voz sem alteração, evitando as críticas, os julgamentos e as cobranças farão com que os frutos da pacificação e do entendimento se manifestem.
Rotina.
A rotina é um dos males mais perigosos, não só na vida conjugal, más também em outras atividades da vida. Seu prejuízo é sutil e devastador, ini-
be a criatividade,antecipa o envelhecimento,nubla a visão das coisas,pre-
judica o crescimento cultural,social e espiritual da pessoa.Quebrar a rotina
deve se constituir prioridade na vida dos casais.O papai assenta-se à mesa no mesmo lado a anos...Mamãe usa o mesmo penteado desde que era mocinha...Minha vida é do trabalho para casa,de casa para o trabalho,as atividades da igreja,as mesmas reclamações da vida,as mesmas amizades,a mesma mobília de casa,o bendito colchão é o mesmo a dez anos...As mudanças devem surgir gradativamente,sem agressões,imposições ou violência.À medida que vão acontecendo,todos começam a notar que vale a pena inovar.Os benefícios se tornam notórios e ganham força em cada ação.O diálogo em família,almoçar ou jantar juntos,passear, visitar parentes e amigos,mudar o penteado,o perfume,elogiarem-se,novas vestimentas,começar um “negócio próprio”,ser mais alegre ,feliz, saudar as pessoas, enfim,faça algo novo,fora do habitual,vale a pena.Deus,não é um Deus de rotinas... Veja as diferenças em cada ser humano, a variedade de plantas, de seres vivos, de estrelas no céu,de idiomas,de culturas,de expressões de arte,de dons,de anjos,outros seres angelicais,de planetas,de céus...
PR.VALDEMIR CAMPOS ROCHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário